Ferramentas SaaS que toda empresa precisa

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Por Ítalo André

Escolher as ferramentas SaaS certas significa que você precisa fazer sua pesquisa e determinar seus requisitos. Se você é como a maioria das empresas e precisa de processamento de texto, planilhas, compartilhamento de arquivos e comunicações, talvez queira dar uma olhada no Workspace do Google. Talvez você deseje algo que conecte clientes a funcionários ou mesmo funcionários a funcionários de outras empresas.

Alguns dos aplicativos SaaS mais populares são aqueles que oferecem:

  • Gestão de relacionamento com o cliente

  • Suporte ao cliente

  • Comunicação interna

  • Plataforma de comércio eletrônico

  • Produtividade

  • Gerenciamento de tempo, rastreamento e agendamento

  • Automação de marketing e vendas

  • Gerenciamento de projetos

  • Áudio e vídeo

As aplicações são infinitas. Embora o verdadeiro poder das plataformas SaaS seja a natureza da nuvem sempre ativa, apoiada pelo acesso baseado em navegador. Provavelmente, a melhor parte de usar provedores de serviços SaaS é que muitos oferecem uma conta freemium, onde você pode começar aos poucos, sem nenhum custo, e atualizar para diferentes níveis de serviço à medida que sua empresa e suas necessidades crescem.

ServidorMania cresceu consideravelmente nos últimos 10 anos e nós mesmos usamos e continuamos a usar muitas dessas ferramentas SaaS. Descreverei para você muitos dos principais recursos do que consideramos as melhores ferramentas SaaS disponíveis atualmente.

Google Workspace (antigo G Suite)

De acordo com o site de notícias de tecnologia Eixos, o Google tem mais de 2 bilhões de usuários diários ativos para seu conjunto de aplicativos. Eles oferecem várias ferramentas, como Google Docs, Drive, Sheets, e são inteligentes e fáceis de usar. De todas as empresas de SaaS, o Google oferece as soluções de software mais robustas.

Google Workspace com sua interface fácil de usar, é perfeito para equipes remotas acostumadas a videoconferências regulares e compartilhamento de tela (competindo diretamente com equipes da Microsoft). Todas essas ferramentas são gratuitas que você pode acessar com apenas alguns cliques e também funcionam em dispositivos Android e iOS.

Este conjunto de aplicativos é uma excelente maneira de apresentar o que as ferramentas SaaS fazem. Ou seja, permitir o acesso na nuvem a algum serviço que resolva um problema. Embora o Google Workspace seja gratuito, as atualizações de armazenamento dão ao programa uma sensação de pagamento para jogar, semelhante a outras plataformas SaaS.

Usar o pacote Google é quase obrigatório para qualquer empresa que queira permanecer relevante. Os funcionários podem acessar documentos de qualquer lugar e compartilhar documentos com clientes ou vice-versa. Não há melhor suíte de criação para colaboração.

Força de vendas

Força de vendas é líder declarada em automação de vendas e software de gerenciamento de relacionamento com o cliente e alcançou US$ 21,25 bilhões em receita em 2021.

Este programa é uma ferramenta de vendas que reside na nuvem e vem com um aplicativo móvel complementar que torna possível a coleta de informações do cliente, não importa onde você esteja. O que este programa e ferramentas de vendas como essa fazem é fornecer uma solução completa para sua equipe de vendas rastrear clientes desde o lead até a venda.

O software integra contatos, leads, concorrentes e campanhas de marketing em um painel que organiza as informações. Ele também gerencia diferentes departamentos em diferentes negócios.

Vendas e marketing podem colaborar com um cliente, ao mesmo tempo em que atualizam automaticamente as informações para manter todos na mesma página. Além do mais, a análise do Salesforce ajuda aumentar a produtividade de vendas em média 44 por cento.

HubSpot

Embora a Salesforce tenha 150 mil empresas usando seu software, HubSpot não está muito longe com 121.000. Este aplicativo de automação de vendas e marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais conhecidas e apreciadas, pois ajuda a gerenciar todos os aspectos do seu marketing.

A plataforma possui recursos importantes, desde e-mail até criação de SEO, até análise de página de destino e rastreamento de mídia social. Não há melhor ferramenta SaaS para rastreamento de vendas e marketing de entrada. E sim, você precisa de marketing de entrada. Leads de entrada custa 60% menos do que leads de saída.

Se isso não bastasse, o HubSpot apresenta uma plataforma de rastreamento de leads que usa cookies para acompanhar os usuários em seu site. Em seguida, ele compartilha todos os dados com o Salesforce para conectar usuários anônimos a pessoas reais. Se você leva a sério a geração de leads, não há ferramenta melhor do que o HubSpot. A melhor parte? Eles oferecem um plano gratuito.

Dropbox

Dropbox compete constantemente com o Google Drive pelo título de melhor solução de armazenamento SaaS. A plataforma baseada em nuvem permite fácil compartilhamento de arquivos de qualquer lugar, incluindo seu telefone celular. Ele funciona em todas as plataformas que você possa imaginar, e uma API aberta significa que continuará a ampliar o suporte a dispositivos.

No entanto, o verdadeiro recurso vencedor são os negócios do Dropbox. O plano de nível empresarial dá acesso a armazenamento ilimitado para qualquer tipo de arquivo.

Se você precisar compartilhar arquivos com clientes ou outros departamentos da empresa, não há solução melhor para armazenamento de longo prazo.

DocuSign

Administrar uma empresa significa ter que assinar regularmente documentos que aparecem em seu e-mail. A ponto de você provavelmente estar pronto para nunca mais assinar outro papel. Com DocuSign você está com sorte, ele coloca sua assinatura eletrônica em qualquer documento carregado na plataforma, permitindo que você crie documentos com aparência profissional sem os vincos e marcas pretas habituais que acompanham a digitalização.

A plataforma oferece APIs que se integram aos sistemas que você já usa, incluindo Salesforce e Google Workspace. Simplificar a assinatura do seu documento em um processo de um clique economiza tempo; tornando o DocuSign uma ferramenta SaaS que todas as empresas precisam. Ao adicionar a integração DocuSign, você pode conectá-lo ao DynaFile para obter um sistema completo de gerenciamento de documentos, fornecendo uma solução abrangente sem papel.

Folga

Na era atual de comunicação instantânea e equipes remotas, pode ser difícil acompanhar a comunicação interna.

Folga desenvolveu uma ferramenta SaaS para corrigir esse problema e sua empresa deve ficar atenta. A plataforma mantém as pessoas organizadas e faz isso bem. As conversas acontecem em toda a empresa, em espaços de trabalho organizáveis. Embora os recursos de pesquisa sejam o verdadeiro poder por trás do Slack. Se alguém faltar a uma reunião, não há problema. A pesquisa do Slack pode recuperar os mínimos detalhes de conversas que aconteceram meses atrás (ou até onde vão seus arquivos). Os membros da equipe também podem realizar videoconferências e chamadas de áudio, integradas à plataforma.

Como a maioria dos aplicativos de terceiros, o Slack também se integra bem com outras ferramentas SaaS. Sua API permite novas integrações consistentes, mas já funciona bem com Salesforce, Google e muito mais.

Acompanhamento do tempo de colheita

Tempo de colheita é muito mais do que um aplicativo de rastreamento e só porque você pode gerar faturas não significa que seja um software de contabilidade. Esta é uma ótima ferramenta para gerenciamento de projetos que oferece relatórios de business intelligence com dados reais.

Quando você e os membros da sua equipe estão trabalhando em colaboração, este aplicativo permite que você mantenha os projetos lucrativos e sob controle, ao mesmo tempo que rastreia:

Planeje e estime projetos com dados reais, gerencie a capacidade e o fluxo de trabalho da equipe, fature perfeitamente e receba pagamentos rapidamente. O Harvest Time permite que você mantenha todos os seus clientes existentes satisfeitos, garantindo que seus projetos sejam pontuais.

E, novamente, você adivinhou, o aplicativo funciona perfeitamente com outros aplicativos SaaS. Use o Harvest Time Tracking e o Salesforce juntos para acompanhar o faturamento do cliente após uma venda concluída.

Campanha Ativa

Campanha Ativa está ganhando rapidamente participação de mercado no espaço de ferramentas de marketing SaaS e por um bom motivo. Como uma das melhores plataformas de automação da experiência do cliente disponíveis, este aplicativo de automação de marketing e e-mail fornece comunicação com o cliente.

O uso de seu algoritmo baseado em IA ajuda as empresas a se conectarem e interagirem com os clientes, criando experiências otimizadas para os clientes por meio de gatilhos automatizados. Funciona nos bastidores, automatizando muitos processos de vendas, marketing e suporte.

Como a maioria das ferramentas SaaS, ActiveCampaign vem com um plano básico gratuito e a integração do usuário é incrivelmente fácil. Se você deseja melhorar sua taxa de retenção de clientes enquanto aumenta suas vendas, dê uma olhada neste SaaS.

Agorapulse

Agorapulse se autodenomina uma plataforma completa de gerenciamento de mídia social, “Tudo o que você precisa para dominar a mídia social – fortalecido com o suporte ao cliente classificado como número 1 do setor”.

Ele permite que você organize e gerencie facilmente todas as suas mídias sociais por meio de ferramentas de caixa de entrada, publicação, relatórios, monitoramento e colaboração em equipe. É muito fácil de usar, permitindo múltiplos canais de diferentes plataformas de mídia social, ao mesmo tempo que atua como um sistema de gerenciamento de conteúdo para publicação. Se você tem uma equipe completa de mídia social, pode usar o Agorapulse como uma ferramenta de colaboração ao programar conteúdo para suas contas de mídia social.

O marketing nas redes sociais nunca foi tão fácil.

Jira e Confluence da Atlassian

Esses aplicativos são desenvolvidos pela Atlassian da Austrália, uma desenvolvedora de software. Embora não saibamos de quantas ferramentas você precisa, podemos dizer que são duas ferramentas de gerenciamento de projetos que usamos aqui em nosso escritório na ServerMania.

Jira é uma ferramenta de gerenciamento de problemas que pode ajudar um negócio a planejar, rastrear, relatar e gerenciar o trabalho. Serve para atribuir tarefas, gerenciamento de tarefas, permite a comunicação interna e é utilizado como software de colaboração para equipes. Ele pode ser usado para desenvolvimento ágil de software, suporte ao cliente e gerenciamento de projetos.

Confluência é uma ferramenta de colaboração de espaço de trabalho compartilhado para projetos de missão crítica. Imagine-o como o wiki da sua própria empresa que organiza e armazena todo o seu conteúdo e documentos da empresa em torno de qualquer projeto, não muito diferente de uma base de conhecimento.

Google Analytics

Nenhum negócio com um site deveria ficar sem esta solução freemium de análise da web. Se você não sabe quem está acessando seu site, também pode ignorar os clientes de sua loja. Google Analytics é uma ferramenta SaaS que mede o tráfego do seu site e gera relatórios sobre essas métricas de desempenho.

Como ferramenta de SEO líder do setor, é muito fácil de aprender a usar e fornece métricas de tráfego sobre:

  • Público

  • Aquisição

  • Comportamento

  • Conversões

Se você não está medindo o tráfego em suas landing pages, você precisa do Google Analytics, especialmente se você administra uma plataforma de comércio eletrônico.

O que isso pode fazer pela sua empresa além de rastrear e medir o tráfego?

  • Encontre seu público-alvo

  • Entenda o comportamento e os padrões do usuário

  • Crie relatórios personalizados

  • Acompanhamento de conversões do Google Analytics

  • Melhore a publicidade online com análises de marketing

  • Melhore a otimização do mecanismo de pesquisa e o marketing de conteúdo

Ferramentas SaaS formam ecossistemas

Todas as ferramentas SaaS de que sua empresa precisa têm algo em comum; eles formam ecossistemas. Muitas dessas plataformas se integram para criar uma plataforma de negócios maior e personalizada que ajuda seu negócio a funcionar sem problemas.

Os aplicativos SaaS fazem com que o gerenciamento de tudo, desde a comunicação até o marketing e o faturamento, tudo aconteça em um fluxo de trabalho contínuo. Muitas das plataformas que mencionei aqui ajudarão seu negócio a prosperar, assim como acontece com o nosso.

Aqui na ServerMania ajudamos empresas de SaaS a manter suas plataformas online sem preocupações. Se sua empresa está crescendo e procurando espaço de servidor seguro e acessível, entre em contato conosco. Empresas de todo o mundo confiam em nós para manter o back-end de seus negócios funcionando perfeitamente e somos bons no que fazemos.

Aprenda como escolher a hospedagem SaaS certa para sua empresa. Oferecemos uma variedade de opções para atender às necessidades de qualquer empresa. Nós cuidaremos da tecnologia, enquanto você cuida dos clientes.

Autor

  • Ítalo André

    Ítalo André é um apaixonado especialista em SEO, dedicado a desvendar os segredos dos algoritmos de busca e aprimorar a presença online de seus clientes. Com uma abordagem meticulosa e criativa, ele mergulha nas nuances do SEO para garantir que cada site alcance o máximo de visibilidade e relevância. Sua paixão pela profissão se reflete em sua busca contínua pelo aperfeiçoamento e em sua habilidade de adaptar estratégias às constantes mudanças do cenário digital.

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