Transformação digital: maximizar o potencial de negócios do WhatsApp em marketing

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Por Ítalo André

Se você é um usuário frequente do WhatsApp, será fácil para você entender como esse aplicativo passou de ser um meio de conversar para uma poderosa ferramenta de vendas.

Lembre -se de que estamos vivendo em uma época em que praticamente tudo é feito online. Portanto, plataformas como o WhatsApp Business se tornaram aliados para a transformação digital das empresas.

No entanto, o uso do WhatsApp como estratégia de marketing é mais complexo do que parece. E neste artigo, mostramos como você pode tirar o máximo proveito.

Você nunca deve subestimar o poder da segmentação. De fato, conhecer seu público -alvo e direcionar suas promoções diretamente para eles é crucial para a geração de leads.

Mas depois de ter clientes em potencial em seus domínios, também é importante organizá -los e classificá -los. Dessa forma, você pode dar a atenção necessária a cada um deles.

Especificamente, com os negócios do WhatsApp, você pode segmentar seus leads de duas maneiras diferentes.

Use tags de negócios do WhatsApp

O Whatsapp Business permite que você atribua tags a conversas. Essa função parece simples, mas tem grande relevância.

As tags são personalizáveis. Você pode escolher a cor e o título de cada um deles de acordo com sua conveniência.

A idéia dessa característica é organizar melhor seus contatos para facilitar sua gestão. Assim, você pode filtrar facilmente as pessoas que precisam de uma ação de sua parte.

Eles são úteis nessas situações:

  • Envie lembretes de pagamento
  • Conselho pós-venda
  • Re-marketing
  • Inter alia

Opções avançadas com um CRM

Para empresas maiores, você pode otimizar a plataforma com um CRM WhatsApp.

Este é um programa de computador para a administração dos contatos da empresa, que também fornece várias ferramentas para melhorar a comunicação.

Uma dessas ferramentas é um funil de vendas ou pipeline. Com isso, você pode organizar o processo de vendas em diferentes estágios. E, dentro de cada um deles, seus leads são organizados automaticamente de acordo com a interação que você teve com eles.

Em outras palavras, permite que você faça uma segmentação mais detalhada.

Obviamente, o CRM é compatível com o WhatsApp Business e outros canais de comunicação que são frequentemente usados, como o Instagram.

Embora o WhatsApp Business seja um pilar fundamental no marketing, ele deve ser usado em conjunto com outras plataformas.

Na verdade, o WhatsApp é o lugar onde você deseja que seus clientes cheguem e convencam -os a comprar. Mas, antes disso, você deve usar outros meios para anunciar seus negócios.

Mas como você consegue direcionar seu WhatsApp para o seu público? Estas são as formas mais eficazes.

Adicione acesso direto ao seu WhatsApp

Uma das vantagens do WhatsApp em relação a outras mídias, como o número de telefone, é que ele permite acessá -lo facilmente apenas clicando ou pressionando um botão.

Dessa forma, os interessados ​​em seus negócios economizam o esforço para anotar seu número manualmente e depois escrever uma mensagem.

Portanto, é importante adicionar todo o acesso possível. Por exemplo, em seu site, Instagram, Facebook, Tiktok, Páginas Amarelas, entre outras.

Defina seus anúncios com o número do WhatsApp

O mesmo vale para anúncios pagos. Ou você usa os anúncios de metas (Facebook e Instagram), Google Adwords ou qualquer outro, é muito eficaz se você selecionar a opção do botão direto para o WhatsApp.

Como mencionamos, se alguém estiver interessado em sua publicidade, ele simplesmente terá que pressionar um botão para chegar à conversa.

O WhatsApp Business difere de outros aplicativos de mensagens para ter ferramentas dedicadas especificamente aos negócios.

Graças a isso, ele incentiva melhores condições para incentivar seus clientes em potencial a se tornarem clientes.

Oferece atenção esplêndida com ferramentas de comunicação

A chave para conectar os clientes é a atenção ao público, o que deve ser gentil e mostrar interesse genuíno.

Além disso, é essencial responder rapidamente. Ou, não, notifique o cliente nas horas de atenção para que ele não perca o interesse.

Para fazer isso, esta plataforma oferece as seguintes vantagens:

  • O Whatsapp Business inclui ferramentas de automação, como mensagens de boas -vindas automáticas ou ausência.
  • Você pode salvar respostas rápidas para responder mais rapidamente e sem a necessidade de escrever muito. Isso também é útil para sempre fazer você fornecer as mesmas informações aos seus clientes em potencial, mesmo quando o bate -papo é tratado por pessoas diferentes.
  • Se você usar um CRM Whatsapp você pode adicionar chatbots Para conversas. Isso não apenas fornece mensagens automáticas, mas também são capazes de conversar ativamente de acordo com sua programação.
  • O WhatsApp Business permite que você personalize um perfil da empresa com os dados mais relevantes. Graças a isso, muitas pessoas podem encontrar respostas para suas dúvidas e até ir ao seu site para especificar a compra.
  • É possível construir um pequeno catálogo com preços para dar um avanço no que você oferece. Ou, se sua empresa for pequena, você poderá aproveitar isso como um catálogo completo de produtos ou serviços.

Use os estados do WhatsApp

Assim como as pessoas passam horas revisando o Instagram ou o Facebook, você também pode aproveitar os estados do WhatsApp para chamar a atenção de seus leads.

Recomendado não excede o número de histórias para que não se torne chato para o seu público. Mesmo assim, é aconselhável usar esse recurso diariamente.

Quanto ao conteúdo, você pode variar entre a promoção direta de seus produtos e outro tipo de conteúdo interessante. Assim, você não apenas bombardeará seus contatos com seu catálogo, mas também criará uma conexão mais profunda que pode servir no futuro.

As histórias são especialmente úteis para quem entrou em contato com você, mas não especificou a compra. Alguns deles poderiam ter esquecido a interação que tinham com o seu negócio, então essa é uma boa maneira de lembrá -los.

Também é muito eficaz anunciar suas promoções. Dessa forma, mesmo aqueles que já compraram anteriormente podem aproveitar a oportunidade.

Autor

  • Ítalo André

    Ítalo André é um apaixonado especialista em SEO, dedicado a desvendar os segredos dos algoritmos de busca e aprimorar a presença online de seus clientes. Com uma abordagem meticulosa e criativa, ele mergulha nas nuances do SEO para garantir que cada site alcance o máximo de visibilidade e relevância. Sua paixão pela profissão se reflete em sua busca contínua pelo aperfeiçoamento e em sua habilidade de adaptar estratégias às constantes mudanças do cenário digital.

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